Comissão da Câmara dos Deputados em Brasília faz primeira reunião para discutir áreas de marinha

A principal proposta gira em torno da extinção das áreas de marinha, ou o fim da cobrança de impostos sobre essas áreas.

Até meados de outubro, a comissão especial da Câmara dos Deputados analisará as propostas de emenda à constituição que tratam dos terrenos de marinha. Na última quinta-feira, a comissão realizou o primeiro encontro em Brasília. O objetivo é reunir todas as propostas de mudanças à legislação sobre o tema em uma PEC (proposta de emenda à constituição) única. Presidida pelo deputado federal Esperidião Amim (PP), participaram da reunião Cassandra Nunes, representante do Ministério do Planejamento; Roberto Pugliese, advogado; José Carlos Mendes da Costa, representante do Ministério do Comando da Marinha; Paragaussú Éleres, advogado e José Mauro de Lima O’ Almeida, representante Advocacia Geral da União.

07-08-2015-18-14-50-01-05-2015-17-02-03-fotos-aereas-praia-brava-verao-2014-2015-foto-flavio-tin-mg-3710Flávio Tin/ND

A comissão foi formada após a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) votar pela admissibilidade do relatório do deputado Alceu Moreira (PMDB-RS). A comissão deve se reunir semanalmente, até fechar o texto da proposta que será levada à votação. A principal proposta gira em torno da extinção das áreas de marinha, ou o fim da cobrança de impostos sobre essas áreas.

“A União arrecada muito pouco, enquanto para o cidadão as taxas, foros e laudêmios custam muito”, afirmou o deputado estadual João Amin (PP), que lidera as discussões sobre o assunto em Santa Catarina. Por ano, a União arrecada cerca de R$ 700 milhões. Em Santa Catarina a arrecadação foi de R$ 73 milhões.

Em Florianópolis, a SPU (Secretaria do Patrimônio da União) finalizou a nova demarcação da linha imaginária preamar, que afetará milhares de imóveis na Ilha. A nova demarcação depende de ser homologada.

Por: Fábio Bispo

Fonte: Notícias do Dia

 

Facebook Comments

Newsletter

Cadastre-se para receber nossa newsletter e fique a par das principais novidades sobre a legislação ambiental aplicada aos diversos setores da economia.

× Como posso te ajudar?