Newsletter Saes Advogados – 025

 

Informativo 025                             Agosto/2015
---
Programas de Compliance: As empresas estão preparadas para as novas exigências do mercado e do governo?

O termo compliance tem origem no verbo em inglês to comply, que significa agir de acordo com uma regra ou uma instrução interna, ou seja, é estar em conformidade com leis e regulamentos externos e internos. No âmbito ambiental, o compliance tem ganhado especial atenção muito em virtude da crescente responsabilização ambiental (em suas três esferas: civil, administrativa e penal) e na exigência, por parte …

Leia mais.

---
Alteração na gestão dos Resíduos da Construção Civil

As embalagens de tintas imobiliárias passaram a integrar o rol de resíduos recicláveis da Resolução CONAMA n. 307/02 que estabelece diretrizes, critérios e procedimento para gestão dos resíduos da construção civil. Dessa forma, as embalagens, antes consideradas resíduos perigosos, passam a ter como destino a reutilização ou reciclagem, mesmo enquadramento dado a resíduos como plástico, papel, papelão, metais, vidros, madeira …

Leia mais.

---
É preciso provar o potencial poluidor para caracterizar o crime

Em acórdão proferido em 1º de julho pela 12ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo, no Habeas Corpus n. 2081376-52.2015.8.26.0000, foi reconhecida a atipicidade da conduta de operar sem licença quando a atividade estiver de acordo com as exigências do órgão ambiental competente para o licenciamento. No caso, foi oferecida denúncia pela prática do delito …

Leia mais.

Postado dia 16/08/2015

Facebook Comments

Newsletter

Cadastre-se para receber nossa newsletter e fique a par das principais novidades sobre a legislação ambiental aplicada aos diversos setores da economia.

× Como posso te ajudar?