Newsletter Saes Advogados – 039 | Energia e Meio Ambiente

Informativo 039                                   Março/2016
---
Newsletter | Energia e Meio Ambiente

Caros leitores,

Nossa Newsletter dessa semana é focada no setor de Energia e sua relação com as questões ambientais. Embora a matriz energética brasileira seja reconhecidamente uma das mais limpas do mundo, os gargalos burocráticos de nosso sistema regulatório e ambiental são enfrentados cotidianamente pelos empreendedores do setor, que tem que superá-los para obter maior segurança jurídica nas suas atividades.

Nesse contexto, abordamos os seguintes assuntos nessa edição:

Justiça do Rio de Janeiro suspende Taxa sobre o Petróleo. Trata da recente decisão liminar que suspendeu a exigibilidade da Taxa de Controle Monitoramento e Fiscalização Ambiental das Atividades de Pesquisa, Lavra, Exploração e Produção de Petróleo e Gás (TFPG), instituída pelo Estado do Rio de Janeiro por meio da Lei nº 7.182/2015, em relação às empresas impetrantes do mandado de segurança. A decisão dá um fôlego para o setor de óleo e gás no país, que vem sofrendo com nos últimos anos com um cenário econômico desacelerado, com preços baixos do barril de petróleo e com a crise envolvendo a Petrobrás.

Lei que criou taxa é questionada. Notícia veiculada pelo Jornal do Comércio sobre o ajuizamento pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI) de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade em face da Lei nº 7.184/2015 do Estado do Rio de Janeiro, que instituiu a Taxa de Controle, Monitoramento e Fiscalização Ambiental das Atividades de Geração, Transmissão e ou Distribuição de Energia Elétrica a partir de fonte Hidráulica, Térmica e Termonuclear (TFGE).  Nesta ação, a CNI pede a suspensão da cobrança da taxa até que o Supremo Tribunal Federal analise sua constitucionalidade.

Conheça dois projetos de leis ambientais que podem impactar o setor energético brasileiro. Tramitam no Congresso diversos projetos de leis que visam desatar alguns nós do licenciamento ambiental e de outras questões ambientais. Neste artigo, abordamos dois projetos em específico, que tendem a impactar os empreendimentos energéticos: um que pretende simplificar o procedimento de licenciamento ambiental, e o outro que tem por objetivo a isenção de Reserva Legal para empreendimentos de geração de energia através de fontes solar e eólica.

Perspectivas para as energias renováveis e a variável ambiental. O crescente interesse pelo uso de fontes alternativas, especialmente a solar e a eólica, leva a uma tendência de alteração da participação da fonte hídrica em nossa matriz energética.  Em 2016, está prevista a realização de dois leilões de energia de reserva para contratação de energia de fonte hidrelétrica e outro eólica, sendo que em ambos poderá haver contratação de fonte fotovoltaica. O artigo enfatiza a importância de se uniformizar a sistematizar a legislação ambiental a fim de propiciar maior segurança no processo de diversificação da matriz energética.

Boa leitura!

Veja também:

– Licenciamento Ambiental de Usinas Solares

Licenciamento Ambiental para empreendimentos eólicos

– A Avaliação Ambiental Integrada ou Avaliação Ambiental Estratégica são indispensáveis para o licenciamento ambiental de empreendimentos hidrelétricos?

 

Postado dia 29/03/2016

Facebook Comments

Newsletter

Cadastre-se para receber nossa newsletter e fique a par das principais novidades sobre a legislação ambiental aplicada aos diversos setores da economia.

× Como posso te ajudar?