As economias ambientais e financeiras de uma construção inteligente

O Brasil passa atualmente por uma de suas piores crises no ramo da Construção Civil. Assim, para se sobressair a uma situação adversa como essa é preciso buscar formas de reduzir os custos sem que haja prejuízo na qualidade do serviço oferecido.

Diferentemente do que era observado em tempos passados, hoje, um empreendimento imobiliário que visa oferecer a melhor qualidade de serviço e ser economicamente viável deve, além de considerar as necessidades de seus clientes, buscar a preservação do meio ambiente com projetos sustentáveis e inovadores.

O êxito desses projetos acontece quando são alinhados três eixos: social, ambiental e econômico.

Por conta disso, devido ao uso de ideias e tecnologias ecológicas para preservar o meio ambiente, poupando os recursos naturais, a busca pela construção civil de maneira sustentável está sendo cada vez mais visada – desde casas populares até grandes construções como edifícios e fábricas.

Ademais, projetos de engenharia civil e arquitetura inteligentes buscam aproveitar melhor as características do terreno e suas características ambientais (recursos naturais) – tais como iluminação solar natural para poupar o uso de lâmpadas. Nesse sentido, os conhecidos projetos inteligentes – aqueles que aproveitam melhor as características do terreno e também da natureza, são um bom exemplo de projetos sustentáveis.

Para que esses projetos sejam considerados realmente eficientes no quesito sustentabilidade, alguns itens são essenciais, tais como: o uso de materiais ecológicos – como plástico reciclado, madeira de reflorestamento, concreto aproveitado a partir da demolição de outros edifícios; o aproveitamento de água das chuvas, em razão de poder ser facilmente estocada em cisternas e caixas d’água e usada para regar plantas, lavar o chão ou nos vasos sanitários; e as próprias coberturas verdes, que além de trazerem consigo a economia financeira, oferecem proteções acústicas e sistemas de filtragem natural da água.

Logo, reduzir desperdícios é uma atitude ambiental correta, que se converte em economia e lucratividade para empresas. O reaproveitamento de materiais em boas condições e a implementação de alternativas sustentáveis inteligentes tornam o processo de construção mais econômico ambiental e financeiramente, constituindo em uma alternativa para o setor em um momento de crise.

Por Pedro Henrique May

Postado em 21/02/2017

Facebook Comments

Newsletter

Cadastre-se para receber nossa newsletter e fique a par das principais novidades sobre a legislação ambiental aplicada aos diversos setores da economia.

× Como posso te ajudar?