Com recorde de participantes, o ADIT Juris 2019 aconteceu em Florianópolis (SC)

Realizado pela ADIT Brasil, a 8ª edição do ADIT Juris aconteceu em Florianópolis (SC), e foi considerada a maior edição da história do evento. Neste ano, o seminário teve quase 350 participantes, o que representou um crescimento de 25% em relação à edição anterior, contando com grandes empresários e renomados advogados especialistas em direito imobiliário, este último grupo representando quase 70% do público.

“Acreditamos que o aumento de participantes se dá em decorrência do otimismo do mercado imobiliário, como mostrou nossa última pesquisa apontando que 97% do setor acredita que 2019 será um ano de crescimento. Além disso, o mercado de capitais também está com grande apetite e o ano de 2018 foi marcado por várias leis importantes para o mercado imobiliário, como a Lei 13.786/2018 (Lei dos “Distratos”) e a regulamentação da multipropriedade, além de modificação na Lei Geral do Turismo”, diz o superintendente da ADIT Brasil, Lucas Tortelli, que realizou a abertura do evento junto ao conselheiro da ADIT Brasil, Caio Calfat e ao presidente da OAB-SC, Rafael de Assis Horn.

O ADIT Juris reúne anualmente os maiores desenvolvedores dos mercados imobiliário e turístico do país e grandes escritórios jurídicos, de modo a trazer luz às questões práticas e soluções jurídicas, discutindo estratégias, apresentando soluções para estes segmentos, além de importante geração de network e negócios entre os participantes.

Antes de iniciar os painéis e palestras, ainda na segunda (01), a programação do ADIT Juris 2019 foi marcada pela homenagem ao Des. Sylvio Capanema de Souza, com o prêmio “Legado ADIT: Uma vida que vale a pena ser vivida”. Bastante emocionado, o desembargador comentou o prêmio: “Agradeço muito à ADIT Brasil pelo prêmio. É a primeira vez que eu participo de um evento como homenageado e espero estar presente em muitos outros eventos da ADIT Brasil. Guardarei esse momento como uma das lembranças mais queridas nestes mais de 80 anos de vida”.

Além da homenagem e de diversos painéis com temas que variavam de incorporação imobiliária à tecnologia no setor, permuta de imóveis, empreendimentos multiuso, hotéis e condo-hotéis, um dos pontos mais altos foi o painel “Novas perspectivas em matéria ambiental”, com Eduardo Fortunato Bim, Presidente do Ibama e Marcos Saes, do escritório Saes Advogados (SC), um dos maiores especialistas em direito ambiental do país.

Já na terça-feira (02), o ADIT Juris apresentou o importante painel “Novas perspectivas para incorporação imobiliária com a Lei 13.786/2018 (Lei dos “Distratos”)”, com Marcelo Terra e Melhim Chalhub, ambos grandes nomes do direito imobiliário do país, em painel moderado por Bruno Aronne, do escritório Veirano Advogados (SP).

O segundo dia contou também com debates sobre comunidades planejadas, aplicação da Lei 13.786/2018 (Lei dos “Distratos) nos loteamentos, Due Diligence para os contratos imobiliários, além de um painel interdisciplinar sobre a regulamentação da multipropriedade no país.

“Acompanhamos a tramitação da lei aprovada em dezembro de 2018, que veio para pacificar e regular o mercado. Ter o suporte da lei é um grande diferencial. Embora a multipropriedade seja um mercado novo, temos notado que muitos empreendedores de incorporação querem migrar para esse segmento, por enxergá-lo como uma boa oportunidade”, diz Rodrigo Mathias da RCI Brasil.

Ainda neste painel, Caio Calfat, da Consultoria Caio Calfat Real Estate e conselheiro da ADIT, ressaltou que a Lei da Multipropriedade foi sancionada pelo ex-presidente Michel Temer, coroando o trabalho realizado pelo Secovi-SP em parceria com a ADIT Brasil. “Vários profissionais que ajudaram a desenvolvê-la estão aqui no ADIT Juris”, afirmou Caio Calfat. “Queríamos um arcabouço mais sólido. Há seis, sete anos atrás, havia poucos empreendimentos de multipropriedade. Já hoje estamos com mais de 100 em mais de 40 cidades do país, com Valor Geral de Vendas (VGV) que deve passar de R$ 20 bilhões entre empreendimentos em construção, planejamento ou prontos”, diz Calfat.

Por Redação E-Commerce News

Postado dia 03/04/2019

Facebook Comments

Newsletter

Cadastre-se para receber nossa newsletter e fique a par das principais novidades sobre a legislação ambiental aplicada aos diversos setores da economia.

× Como posso te ajudar?