Gleyse Gulin

Gleyse Gulin é advogada, desde 2004, formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC/PR. Iniciou sua atuação na área do direito ambiental no mesmo ano, enquanto realizava sua pós-graduação na matéria com ênfase na Responsabilidade Ambiental Empresarial, na Universidade de Milão (Itália).

Durante os anos de 2005 a 2008, atuou em escritórios de advocacia e consultoria ambiental na Itália e na Bélgica, em questões relacionadas à regulamentação, implantação, análise de viabilidade jurídico ambiental de projetos de lei e parcerias entre os países da União Europeia e Brasil, compliance dos Estados Membros com Diretivas Ambientais da Comunidade Europeia, tais como: Esquema de Comércio de Emissões, Resíduos Sólidos, Biodiversidade e Comércio Ilegal de Madeira. Além disso, atuou dentro do Diretório Geral de Meio Ambiente da Comissão Europeia, no Departamento de Legal Affairs, no processo de elaboração e implementação da Diretiva de Acesso a Justiça às questões ambientais, terceiro pilar da Convenção de Aarhus, complementar ao Acesso a Informação e Participação Pública no Processo de Decisões.

Após esse período, passou um tempo nos Estados Unidos, onde concluiu seu L.L.M em Direito Americano com ênfase no Direito Internacional e Ambiental, na Washington University em Saint Louis, Missouri.

Desde 2011, tem atuado com o Dr. Marcos André Bruxel Saes em demandas ambientais nos mais diversos setores da economia. Seu enfoque é no direito ambiental consultivo e preventivo, com destacada atuação no assessoramento jurídico e estratégico de licenciamentos ambientais de empreendimentos do setor elétrico, UHEs, PCHs, UTEs, parcelamento do solo, portos, complexos logísticos.

A advogada está envolvida na coordenação e elaboração de capítulos jurídicos de estudos ambientais, revisões de planos e programas ambientais, na gestão de condicionantes de licenças ambientais, interface com os órgãos envolvidos, elaboração de normativos e manuais de meio ambiente para a melhor integração de sistema de gestão ambiental de empresas, diagnóstico jurídico ambiental de empreendimentos, realização de due diligence e análise de risco. Para Gleyse, “a multidisciplinariedade da área ambiental faz com que o advogado tenha cabeça de advogado com a praticidade e objetividade de um engenheiro. A soma disso faz com que muitos problemas sejam evitados, antes mesmo de que haja necessidade de serem resolvidos. Com essa atuação, a probabilidade de eventuais casualidades ambientais ocorrer é reduzida consideravelmente, dando mais conforto ao cliente”.

Além da atuação consultiva e preventiva, a advogada possui experiência no contencioso administrativo (apresentando defesas em autos de infração), seja no acompanhamento de Inquéritos Civis e Criminais.

A advogada é Diretora de Assuntos Ambientais e Conselheira da Associação Brasileira de Pequenas Centrais Hidrelétricas e Centrais Geradoras Hidrelétricas (ABRAPCH) e representante da associação no Fórum de Meio Ambiente do Setor Elétrico (FMASE). Além disso, é membro das comissões de Infraestrutura e Imóveis Rurais do Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário (IBRADIM).

Para conhecer um pouco mais de Gleyse Gulin, é só acessar o seu linkedin. Se quiser manter contato, ligue para uma de nossas sedes ou mande um e-mail para [email protected].

artigos e textos
Facebook Comments

Newsletter

Cadastre-se para receber nossa newsletter e fique a par das principais novidades sobre a legislação ambiental aplicada aos diversos setores da economia.

× Como posso te ajudar?