Conheça a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta

Diante do cenário atual em que vivemos nos deparamos com o velho dilema ambiental: preservação x crescimento econômico. Como combinarmos esses fatores de maneira proporcional, razoável e sustentável, tendo de um lado uma demanda absurdamente crescente pelo consumo de alimentos, e de outro a pressão pela redução do desmatamento?

Há alguns anos, a Embrapa desenvolveu uma estratégia de produção que busca otimizar a área de produção. Isto ocorre pelo aumento da produção em uma mesma extensão de área. O sistema, que recebeu o nome de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (“ILPF”), é uma técnica de agricultura sustentável que integra diferentes sistemas produtivos como as atividades agrícolas, pecuárias e florestais, em uma mesma propriedade, aliando aumento de produção à conservação dos recursos naturais.

A prática pode ser realizada por meio da rotação de culturas ou do consórcio entre culturas de grãos, forrageiras ou espécies arbóreas, possibilitando a produção de grãos, carne, leite produtos madeireiros ou não, na mesma área. Para a implantação do sistema, contudo, é necessário estudo e planejamento em conjunto somados a uma consultoria técnica especializada que identificará as limitações da propriedade. A partir daí serão fornecidas as soluções adequadas, sendo que serão imprescindíveis estudos no solo, verificação e análise da cultura a ser escolhida, da economia local e regional, das condições climáticas, etc.

São muitos os impactos positivos aos proprietários rurais que, em detrimento de terem uma parte de suas propriedades restritas em razão do atendimento da legislação ambiental, acabam muitas vezes por “perder” uma área que poderia ser economicamente viável. Como exemplo dos benefícios, podemos citar um melhor aproveitamento da propriedade; menor impacto ambiental; aumento da produção; redução do desmatamento e da emissão de gases de efeito estufa; diversidade das atividades econômicas; aumento da rentabilidade por hectare diminuição do risco financeiro; cumprimento da legislação ambiental; dentre outros.

De fato, o sistema propõe uma grande revolução agrícola, pois possibilita um aumento significativo na produção, não havendo a necessidade da abertura de novas áreas para as atividades. Isso porque o sistema agropecuário brasileiro carecia de uma tecnologia com esta proposta e em razão desse déficit, percebe-se que uma grande a taxa de aceitação e adesão por parte dos proprietários, evidenciando que esta tecnologia promoverá muitos avanços na agricultura do país.

Porquanto, resta nítido que produzir e preservar é possível, e as técnicas apresentadas comprovam que é perfeitamente viável a manutenção do uso sustentável da terra com alta rentabilidade, concomitantemente com a redução das emissões dos gases de efeito estufa provocados pela agropecuária, e ainda, respeitando e executando de forma regular a legislação ambiental.

Por Tainá Espúrio Pereira

Postado dia 12/11/2019

Facebook Comments

Newsletter

Cadastre-se para receber nossa newsletter e fique a par das principais novidades sobre a legislação ambiental aplicada aos diversos setores da economia.

× Como posso te ajudar?