Marcos André Bruxel Saes

Marcos André Bruxel Saes é advogado, desde 2004. Desde a época em que cursava a faculdade já trabalhava com direito ambiental. Estagiou na Fundação de Meio Ambiente de Florianópolis e posteriormente em escritório especializado, tornando-se sócio do mesmo logo após sua formatura.

No ano de 2010 abriu filial do seu então escritório no Rio de Janeiro, passando a ter uma atuação destacada no assessoramento jurídico e estratégico de licenciamentos ambientais. Com uma visão multidisciplinar das questões ambientais, Saes tornou-se profundo conhecedor das questões ligadas ao meio ambiente. Com uma atuação de vanguarda e aliando conhecimento jurídico, técnico e estratégico, participou de licenciamentos de portos, estaleiros, hidrelétricas, térmicas, parcelamentos de solo, complexos logísticos e obras públicas, dentre outros. “O bom advogado na área ambiental não é somente aquele que resolve os problemas, mas especialmente aquele que se antecipa às questões e evita que os problemas surjam”. Com essa visão, participa da revisão de estudos, elaboração de capítulos jurídicos, compõe mesas de Audiências públicas e “antecipa os problemas para que eles não ocorram”.

Além da atuação consultiva e preventiva, o advogado Marcos Saes possui ampla experiência no contencioso, seja administrativo (apresentando defesas em autos de infração), seja no acompanhamento de Inquéritos Civis e Criminais. Atua ainda como parecerista na solução de variadas questões. Já no contencioso judicial atua em diversas ações civis públicas ambientais, ações populares, anulatórias e criminais em diversos Tribunais de Justiça, nos Tribunais Regionais Federais e Tribunais Superiores.

A atuação institucional e acadêmica de Marcos Saes também possui relevância. Preside a Comissões de Direito Ambiental do IBRADIM. É Superintendente Regional do Instituto Brasileiro do Direito da Construção-IBDiC e associado à União Brasileira de Advocacia Ambiental-UBAA. Também é Conselheiro do Conselho Superior de Meio Ambiente da FIESP. Consultor da CBIC e do Secovi-SP. Já lecionou na Escola Superior da Advocacia da OAB/SC e da OAB/RJ, e em diversos cursos de pós-graduação em instituições como FGV/Rio, UFSC, UNIVALI e CESUSC. Merecem destaque, também, os 6 anos que lecionou na Escola Superior do Ministério Público de Santa Catarina, as disciplinas de processo civil e direito ambiental. Também já ministrou cursos para servidores de órgãos ambientais e de saneamento básico, tendo sempre um enfoque prático e comprometido com boas soluções para as relevantes questões enfrentadas pelos integrantes desses órgãos. Compõe, ainda, o Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/RJ.

A atuação do advogado Marcos Saes é pautada não só no seu profundo conhecimento das questões ambientais e processuais, mas também na condução dos processos para que haja soluções positivas para todos os envolvidos. “Um licenciamento que se transforma em ação judicial ou que não é concluído gera prejuízos a todos os envolvidos, já um processo bem concebido, em que o desenvolvimento sustentável é alcançado traz dividendos para o país e para as futuras gerações”.

Para conhecer um pouco mais de Marcos Saes, é só acessar o seu linkedin. Se quiser manter contato, ligue para uma de nossas sedes ou mande um e-mail para [email protected].

artigos e textos
Facebook Comments

Newsletter

Cadastre-se para receber nossa newsletter e fique a par das principais novidades sobre a legislação ambiental aplicada aos diversos setores da economia.

× Como posso te ajudar?