SEP apresenta plano de logística portuária na ANTAQ

A Secretaria de Portos apresentou, na sexta-feira (11), na ANTAQ, a nova versão do Plano Nacional de Logística Portuária (PNLP). Entre os objetivos apresentados para 2015-2018, estão modernizar a gestão das administrações portuárias; aumentar a capacidade das instalações portuárias para atender à demanda de carga; reduzir o tempo de espera para atracação de embarcações; incentivar o uso da navegação de cabotagem; e promover a sustentabilidade ambiental nos portos.

O PNLP é um instrumento de Estado de planejamento estratégico do setor portuário nacional, que visa identificar vocações dos diversos portos, conforme o conjunto de suas respectivas áreas de influência, definindo cenários de curto, médio e longo prazos com alternativas de intervenção na infraestrutura e nos sistemas de gestão, garantindo a eficiente alocação de recursos a partir da priorização de investimentos, evitando a superposição de esforços e considerando as disposições do Conselho Nacional de Integração de Políticas de Transporte (CONIT).

Durante a apresentação, foi destacado que os fluxos de cargas no Brasil corresponderam a 900 milhões de toneladas em 2014. Isso representou um crescimento total de 21,7% no período de 2010 a 2014.

Outro ponto foi que o número de passageiros de cruzeiros marítimos aumentou nas temporadas de 2009-2010 até 2011-2012. Nas duas temporadas seguintes, houve um decréscimo nesse número, chegando a 596 mil passageiros em 2013-2014.

A Secretaria de Portos informou que investiu um total de R$ 394,6 milhões na modernização de quatro terminais (Recife, Natal, Fortaleza e Salvador) com o objetivo de melhorar a infraestrutura portuária para atendimento aos passageiros e aos armadores.

Modais

Atualmente, a distribuição por modais de chegada/saída das cargas aos portos está assim dividida: rodoviário – 57,3%; ferroviário – 31,5%; dutoviário – 6,7%; e hidroviário – 4,5%.

A apresentação da SEP também destacou que houve um crescimento na movimentação de cargas realizada pela navegação de cabotagem. De 2010 a 2014, o incremento foi de 14,5%.

Fonte: Portos e Navios

Facebook Comments

Newsletter

Cadastre-se para receber nossa newsletter e fique a par das principais novidades sobre a legislação ambiental aplicada aos diversos setores da economia.

× Como posso te ajudar?