Izabella Teixeira continua à frente do Meio Ambiente

Na quinta-feira (1º/01), logo após tomar posse para o exercício de seu segundo mandato, a Presidenta Dilma Rousseff empossou também os 39 ministros de sua equipe. A cerimônia foi realizada no Salão Nobre do Palácio do Planalto, com a presença de mil convidados, entre autoridades, parentes dos ministros, representantes de movimentos sociais e entidades da sociedade civil.

Dos 39 ministros, 20 foram escolhidos para o segundo mandato da Presidenta; 4, remanejados; e 15 permanecem nas pastas ocupadas desde o primeiro mandato, como é o caso da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

A MINISTRA

Izabella Mônica Vieira Teixeira, brasiliense, é bióloga, graduada pela Universidade de Brasília. Mestre e doutora em Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e especialista em Instrumentos de Gestão Ambiental nas áreas de Avaliação Ambiental Estratégica e Avaliação de Impacto Ambiental e Licenciamento Ambiental.

Servidora de carreira do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), onde ingressou em 1984, ocupa o cargo de Analista Ambiental. Atuou em funções de coordenação e gerência de projetos no Ibama nas áreas de gestão ambiental estratégica, licenciamento ambiental e introdução de novos instrumentos de gestão.

Ao longo dos seus 30 anos de serviço público, ocupou vários cargos de direção e assessoramento superior na área federal, onde foi chefe do Departamento de Qualidade Ambiental do Ibama, coordenadora de projetos do Programa Nacional de Meio Ambiente (PNMA-Banco Mundial), Coordenadora de Cooperação Técnica Bilateral no Ministério da Habitação, do Programa Nacional de Substâncias Químicas e das negociações junto ao BID do Programa Pantanal.

No estado do Rio de Janeiro, foi superintendente de Estudos Ambientais, chefe de gabinete e subsecretária da Secretaria de Meio Ambiente. Retornou à área federal em 2008 para ocupar a Secretaria Executiva do Ministério do Meio Ambiente. É Ministra de Estado do Meio Ambiente desde maio de 2010.

Por sua destacada atuação como representante do Governo Brasileiro na Conferência do Clima, em Copenhagen, Dinamarca, e na Conferência sobre Diversidade Biológica, em Nagoya, no Japão, passou em 2010 a integrar o Painel de Sustentabilidade da Organização das Nações Unidas, composto por autoridades de 21 países.

Por Marcelo Carota – Edição: Vicente Tardin

Fonte: Ascom MMA.

 

Facebook Comments

Newsletter

Cadastre-se para receber nossa newsletter e fique a par das principais novidades sobre a legislação ambiental aplicada aos diversos setores da economia.

× Como posso te ajudar?