MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE E MUDANÇA DO CLIMA
COMISSÃO NACIONAL PARA REDD+
RESOLUÇÃO CONAREDD+/MMA NO 16, DE 20 DE JUNHO DE 2024
Estabelece o Regimento Interno da Comissão Nacional para Redução das Emissões de Gases de Efeito Estufa Provenientes do Desmatamento e da Degradação Florestal, Conservação dos Estoques de Carbono Florestal, Manejo Sustentável de Florestas e Aumento de Estoques de Carbono Florestal – REDD+.
A Comissão Nacional Para REDD+, no uso das suas atribuições e tendo em vista o disposto no Decreto no11.548, de 05 de junho de 2023, resolve:
Art. 1o Publicar o Regimento Interno da Comissão Nacional para Redução das Emissões de Gases de Efeito Estufa Provenientes do Desmatamento e da Degradação Florestal, Conservação dos Estoques de Carbono Florestal, Manejo Sustentável de Florestas e Aumento de Estoques de Carbono Florestal – REDD+, aprovado em reunião desta Comissão realizada no dia 09 de novembro de 2023, na forma do Anexo a esta Resolução.
Art. 2o Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
(DOU de 08.07.2024)
Este texto não substitui o publicado no DOU de 08.07.2024.
ANEXO
Regimento Interno da Comissão Nacional para Redução das Emissões de Gases de Efeito Estufa Provenientes do Desmatamento e da Degradação Florestal, Conservação dos Estoques de Carbono Florestal, Manejo Sustentável de Florestas e Aumento de Estoques de Carbono Florestal – REDD+.
CAPÍTULO I
DA NATUREZA E FINALIDADE
Art. 1o A Comissão Nacional para REDD+ (CONAREDD+), instituída pelo Decreto no 11.548, de 05 de junho de 2023, órgão colegiado de caráter normativo, deliberativo e consultivo e de execução e assessoramento aos Estados, Distrito Federal e ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, tem como atribuição a formulação de diretrizes e a emissão de resoluções sobre:
I – a implementação da Estratégia Nacional para REDD+;
II – o estabelecimento e o cumprimento das salvaguardas de REDD+;
III – os pagamentos por resultados de REDD+ no Brasil, reconhecidos pela Convenção – Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima;
IV – a alocação de emissões reduzidas, incluída a definição de percentual destinado aos entes federativos, no âmbito de sua competência, e a programas e projetos de iniciativa privada de carbono florestal;
V – a elegibilidade para acesso a pagamentos por resultados de REDD+ alcançados pelo País;
VI – a captação, por entidades elegíveis, de recursos de pagamentos por resultados de REDD+;
VII – o uso de recursos de pagamentos por resultados de REDD+ captados pelas entidades elegíveis;
VIII – a regulação de padrões e metodologias técnicas para o desenvolvimento de projetos e ações de REDD+;
IX – a formulação, a regulação e a estruturação de mecanismos financeiros e de mercado para fomento e incentivo à redução de emissões derivadas de REDD+ com base no disposto nos art. 5o, art. 6o, art. 8o e art. 9o da Lei no 12.187, de 29 de dezembro de 2009;
X – a avaliação de referências técnicas para a contabilidade das emissões reduzidas das iniciativas de REDD+, visando harmonização com o Inventário Brasileiro de Emissões Antrópicas por Fontes e Remoções por Sumidouros de Gases de Efeito Estufa não Controlados pelo Protocolo de Montreal e;
XI – seu Regimento Interno.
CAPÍTULO II
DA ORGANIZAÇÃO
Seção I
Da Estrutura
Art. 2o A CONAREDD+ tem a seguinte estrutura:
I – Plenário;
II – Grupos de Trabalho Técnico e;
III – Secretaria Executiva.
Seção II
Da Composição
Art. 3o A CONAREDD+ será composta por representantes dos seguintes órgãos e entidades:
I – um do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, que a presidirá;
II – um da Casa Civil da Presidência da República;
III – um do Ministério da Agricultura e Pecuária;
IV – um do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação;
V – um do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar;
VI – um do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços;
VII – um do Ministério da Fazenda;
VIII – um do Ministério do Planejamento e Orçamento;
IX – um do Ministério dos Povos Indígenas;
X – um do Ministério das Relações Exteriores;
XI – quatro de entidades estaduais ou distrital de meio ambiente dedicados ao controle das emissões provenientes do desmatamento e da degradação florestal, indicados pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente – Abema;
XII – um de povos indígenas, indicado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil;
XIII – um de povos e comunidades tradicionais, indicado pelo Conselho Nacional dos Povos e Comunidades Tradicionais;
XIV – dois de organizações não governamentais com atuação na área socioambiental, indicado pela sociedade civil em processo disciplinado por ato do Ministro de Estado do Meio Ambiente e Mudança do Clima;
XV – um de instituição de ensino superior ou de pesquisa com excelência técnica e acadêmica na área socioambiental, indicado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência; e
XVI – um do setor privado, com atuação na área socioambiental, indicado pelo setor privado em processo disciplinado por ato do Ministro de Estado do Meio Ambiente e Mudança do Clima.
§ 1o Cada membro titular do CONAREDD+ terá direito a voz e voto sendo que, em seus impedimentos, afastamentos e ausências, será substituído por seu suplente.
§ 2o O mandato dos representantes da sociedade civil e do setor privado será de dois anos.
§ 3o O Presidente da Comissão Nacional para REDD+ atuará como ponto focal nacional para fins de coordenação de apoio às atividades de REDD+, em articulação com o ponto focal do Brasil junto à Convenção – Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima.
§ 4o A composição da Comissão Nacional para REDD+ promoverá a diversidade de raça e gênero entre seus participantes.
Art. 4o Participam como convidados permanentes da CONAREDD+:
I – o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio;
II – a Fundação Nacional do Índio – Funai;
III – o Ministério da Igualdade Racial – MIR;
IV – o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e;
V – o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE.
Seção III
Art. 5o Ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, por meio da Secretaria Extraordinária de Controle do Desmatamento e Ordenamento Ambiental Territorial, na qualidade de Secretaria Executiva da CONAREDD+, compete:
I – elaborar a documentação técnica, jurídica e regulatória sobre os requisitos necessários para acessar pagamentos por resultados de políticas e ações de REDD+ do País;
II – desenvolver e implementar o sistema de informação de salvaguardas para REDD+ do Brasil – SISREDD+;
III – elaborar relatório sobre como as salvaguardas para REDD+ tem sido abordada e respeitada na implementação da ENREDD+;
IV – propor à Comissão Nacional para REDD+ os limites anuais de captação de recursos com base nos resultados de REDD+ e os valores mínimos por tonelada de CO2 equivalente para o pagamento por resultados de REDD+;
V – emitir certificado reconhecendo o pagamento por resultados de REDD+ alcançados pelo País;
VI – manter um registro público de emissões reduzidas e remoções de CO2, bem como da respectiva captação de recursos associada, a fim de evitar dupla contabilidade;
VII – disponibilizar de forma pública informações a sistemas ou ferramentas eletrônicas desenvolvidas no âmbito internacional para divulgação dos resultados de REDD+ e respectivos pagamentos;
VIII – preparar e consolidar o documento revisado da ENREDD+, o qual decorrerá dos debates realizados no Plenário e GTTs da CONAREDD+, bem como das disposições normativas estabelecidas pela Comissão e;
IX – promover e apoiar a elegibilidade das entidades estaduais para acesso e captação de pagamentos por resultados de mitigação provenientes de REDD+ nos biomas.
Art. 6o A Presidência da CONAREDD+ será exercida pelo titular do cargo de Secretário Extraordinário de Controle do Desmatamento e Ordenamento Ambiental Territorial, sendo seu suplente o titular do cargo de Diretor do Departamento de Políticas de Controle do Desmatamento e Queimadas.
Seção IV
Do Funcionamento
Art. 7o A CONAREDD+ reunir-se-á ordinariamente uma vez a cada semestre, e extraordinariamente, a qualquer momento mediante convocação de seu Presidente.
§ 1o As reuniões da CONAREDD+ poderão ser presenciais, virtuais ou híbridas.
§ 2o As reuniões ordinárias serão convocadas com antecedência mínima de 15 dias.
§ 3o As reuniões extraordinárias serão convocadas pelo Presidente ou solicitadas por no mínimo dez dos membros, com antecedência mínima de 7 dias, desde que devidamente justificadas.
§ 4o Em reuniões ordinárias, a pauta e documentos de suporte deverão ser enviados com ao menos 7 dias de antecedência a todos os membros titulares e suplentes da CONAREDD+.
Art. 8o O quórum mínimo para as reuniões da CONAREDD+, ordinárias ou extraordinárias, é de maioria absoluta e o quórum de aprovação é de maioria simples, cabendo ao seu Presidente, além do voto ordinário, o voto de qualidade em caso de empate.
§ 1o Na ausência de quórum ou por deliberação do Plenário, o Presidente da CONAREDD+ poderá convocar votação por meio eletrônico cujas manifestações deverão ocorrer em até cinco dias úteis.
§ 2o Os membros da Comissão Nacional para REDD+ e os representantes dos Grupos de Trabalho Técnico, que se encontrarem no Distrito Federal, se reunirão presencialmente, e os membros que se encontrem em outras unidades da federação poderão participar das reuniões por meio de videoconferência.
Art. 9o A Comissão Nacional para REDD+ poderá instituir Grupos de Trabalho Técnico com objetivo de:
I – gerar informações necessárias aos trabalhos da Comissão Nacional para REDD+;
II – assessorar a CONAREDD+ quanto a consideração e respeito às salvaguardas de REDD+;
III – assessorar a CONAREDD+ quanto a questões técnicas, científicas e econômicas pertinentes às suas funções;
IV – prover insumos técnicos sobre medidas de convergência, integração e complementaridade de REDD+ no âmbito federal, estadual e municipal;
V – realizar levantamento de dados, informações e metodologias que subsidiem o processo de mensuração, relato e verificação de resultados de REDD+ do Brasil;
VI – auxiliar na formulação e revisão do conteúdo técnico a ser usado como base para as submissões brasileiras à Convenção – Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima; e
VII – fornecer insumos técnicos durante a avaliação de submissões brasileiras.
VIII – elaborar propostas normativas no âmbito das competências da CONAREDD+.
Art. 10. Os Grupos de Trabalho Técnico:
I – serão compostos na forma de ato da Comissão Nacional para REDD+;
II – poderão ter até dezoito membros;
III – terão sua vigência determinada no ato de criação; e
IV – estão limitados a, no máximo, três em operação simultânea.
§ 1o Os Grupos de Trabalho Técnico da CONAREDD+ deverão ser integrados pelos membros do Plenário ou por organizações por eles indicadas, desde que detenham competência institucional ou conhecimento especializado sobre o assunto objeto do grupo de trabalho técnico.
§ 2o As indicações observarão, sempre que possível, a proporcionalidade da representação no Plenário.
§ 3o O Presidente da CONAREDD+ poderá proceder a indicação de membros para a participação nos Grupos de Trabalho Técnicos.
§ 4o Poderão ser convidados a participar das reuniões especialistas, representantes de órgãos e entidades públicas, da sociedade civil e do setor privado.
§ 5o Além dos membros estabelecidos pelas Resoluções de criação dos GTT, os membros da CONAREDD+ terão a prerrogativa de participar dos trabalhos do Grupos de Trabalho Técnico.
Art. 11. As decisões da CONAREDD+ serão expressas por meio de Resoluções ou Recomendações.
§ 1o As Resoluções têm por objetivo disciplinar temas relacionados às competências da CONAREDD+, enquanto as recomendações devem indicar as manifestações relacionadas ao tema de REDD+ a serem endereçadas às instituições competentes.
§ 2o As Resoluções e Recomendações serão assinadas pelo Presidente da CONAREDD+ e disponibilizadas, em até 90 dias, no portal eletrônico sobre REDD+ do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (http://redd.mma.gov.br).
Seção V
Das Atribuições
Art. 12. São atribuições do Presidente da CONAREDD+:
I – atuar como ponto focal do Brasil para fins de coordenação de apoio a atividades de REDD+, em articulação com o ponto focal do Brasil junto à Convenção – Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima;
II – convocar e presidir as reuniões do Plenário, cabendo-lhe o voto de qualidade;
III – convidar participantes para reunião da CONAREDD+;
IV – ordenar o uso da palavra durante as reuniões da CONAREDD+ e;
V – submeter à votação as matérias a serem decididas pelo Plenário.
Art. 13. São atribuições dos membros dos Grupos de Trabalho Técnico:
I – estabelecer, em sua primeira reunião, o cronograma de atividades e relator;
II – comparecer às reuniões para as quais forem convocados e;
III – prestar assistência à Secretaria – Executiva para elaboração de insumos à CONAREDD+ quando solicitados.
Art. 14. São atribuições dos membros da CONAREDD+:
I – aprovar seu Regimento Interno;
II – comparecer às reuniões para as quais forem convocados;
III – participar das atividades, com direito a voz e voto;
IV – indicar participantes para os Grupos de Trabalho Técnico;
V – sugerir temas e assuntos à deliberação do Plenário e;
VI – debater, analisar e deliberar sobre matérias em discussão.
CAPÍTULO III
DISPOSIÇÕES GERAIS
Art. 15. A participação na Comissão Nacional para REDD+ e nos Grupos de Trabalho Técnico será considerada prestação de serviço público relevante, não remunerada.
Art. 16. O Regimento Interno da CONAREDD+ poderá ser alterado mediante proposta fundamentada subscrita pela maioria absoluta dos seus membros.
Parágrafo único. As alterações regimentais aprovadas na forma do caput deste artigo passam a vigorar após sua publicação.
Art. 17. Os casos omissos e as dúvidas sobre a aplicação deste regimento interno serão decididos pelo Presidente, ad referendum do Plenário do CONAREDD+.
Art. 18. Este Regimento Interno, aprovado pela Comissão Nacional para REDD+, entra em vigor na data da sua publicação.
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