Deputado propõe Cadastro Ambiental facultativo para propriedades com até 5 hectares

Durante a audiência púbica da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Federal, nesta quinta-feira (6), o presidente da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, deputado Heitor Schuch (PSB/RS), propôs que a realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) seja facultativo para as propriedades com até 5 hectares. Proponente do encontro, o parlamentar também cobrou do governo a regulamentação do pagamento por serviços ambientais para os produtores que preservarem florestas e cursos d´água.

Representante da ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira, o secretário executivo da pasta, Francisco Gaetani, levará a proposta ao governo. Conforme Schuch, a medida agilizaria o andamento do CAR, que no Rio Grande do Sul vem apresentando demora. Segundo ele, a questão dos custos é um grande impeditivo para as propriedades muito pequenas realizarem o cadastro, além do que a maioria tem boa parte da área em preservação. De acordo com o último censo do IBGE, existem hoje no Brasil 1.840 milhão de propriedades com até 5 hectares.

Schuch saiu otimista do encontro e acredita que a proposta deve avançar. Assim como a questão do pagamento por serviços ambientais, que já é uma realidade hoje no Norte no país, amparado por recursos do Fundo Amazônico.

Fonte: Câmara dos Deputados

Facebook Comments

Newsletter

Cadastre-se para receber nossa newsletter e fique a par das principais novidades sobre a legislação ambiental aplicada aos diversos setores da economia.

× Como posso te ajudar?