Qual o futuro das Áreas de Preservação Permanentes de curso d’água? Novo artigo no portal Direito Ambiental 

No final de 2022 o Superior Tribunal de Justiça finalizou o julgamento que determinou a aplicação de uma faixa não edificável, variável entre 30 e 500 metros, no entorno de rios e córregos, mesmo dentro dos perímetros urbanos. 

A decisão foi recebida com perplexidade pelo setor imobiliário, principalmente pelo fato de que centenas de obras e empreendimentos foram autorizados, licenciados e construídos nos últimos anos dentro dessas áreas. 

Pensando nas repercussões jurídicas e práticas causadas pelo julgamento, os advogados do SAES escreveram e publicaram o artigo Qual o futuro das Áreas de Preservação Permanentes de curso d’água? STJ finaliza o julgamento do Tema 1010 e define o afastamento de rios e córregos.

O artigo apresenta a polêmica que envolve o afastamento, explicando o que foi o julgamento mencionado e, por fim, apresenta possíveis soluções para os empreendedores, moradores e ocupantes afetados.

Para acessar a íntegra do trabalho basta acessar o portal DireitoAmbiental.com, por meio do link:

https://direitoambiental.com/qual-o-futuro-das-areas-de-preservacao-permanentes-de-curso-dagua/

Por: Mateus Stallivieri da Costa e Caio Henrique Bocchini

Facebook Comments

Newsletter

Cadastre-se para receber nossa newsletter e fique a par das principais novidades sobre a legislação ambiental aplicada aos diversos setores da economia.

× Como posso te ajudar?