Bitcoin e energia limpa: Tesla, Block e Blockstream unem esforços em projeto de mineração movida exclusivamente a energia solar

Na última sexta-feira, Adam Back, CEO da Blockstream Corp., uma empresa de tecnologia blockchain, anunciou, na conferência Bitcoin 2022 em Miami, a parceria firmada com a Block Inc., uma empresa de serviços financeiros, e a Tesla, famosa fabricante de automóveis elétricos, para construir uma instalação de mineração de Bitcoin movida a energia solar no Texas, nos Estados Unidos. 

Através de um tweet, a Blockstream divulgou: “Estamos empolgados em compartilhar nosso esforço colaborativo com @Blocks para construir uma instalação #BitcoinMining totalmente movida a energia solar. A @Tesla photovoltaics & Megapack alimentará a instalação de 30 PH/s, com o objetivo de mostrar ao mundo que 100% de emissão zero de #Bitcoin em escala é viável”.¹

No artigo “Entenda por que o CEO da Tesla está repensando o uso das criptomoedas”, de 03 de novembro de 2021, já havíamos comentado sobre as preocupações expressadas por Elon Musk, em maio deste mesmo ano, em relação ao rápido crescimento do uso de combustíveis fósseis para a mineração e transações de criptomoedas, o que o levou a parar de aceitar o Bitcoin como meio de pagamento de carros Tesla.

O novo projeto, no entanto, atenderá à demanda global por energias limpas e renováveis – a instalação dependerá exclusivamente de energia solar. 

As operações de mineração de Bitcoin da instalação serão feitas utilizando-se de equipamentos fotovoltaicos da Tesla e equipamentos de bateria Megapack, que funcionarão apenas através do uso de energia renovável. O painel solar Tesla de 3,8 megawatts (MW) e as baterias de 12 megawatts-hora (MWh), que podem armazenar o excesso de eletricidade produzida durante o dia para que a instalação continue operando durantes as noites e em dias sem sol, poderão gerar 30 pentahashes por segundo de capacidade de mineração.²

Iniciativas como essa reforçam ainda mais a ideia de que as questões ambientais devem ser consideradas em todos os tipos de processos produtivos, em maior ou menor escala. As exigências impostas por fornecedores, clientes e parceiros têm impulsionado as empresas a tornarem as preocupações ambientais uma questão de governança corporativa.

Nesse sentido, podemos afirmar que este projeto faz parte de uma iniciativa de ESG (Environmental, Social and Governance). Durante o anúncio, Adam Back esclareceu: “Este é um passo para provar nossa tese de que a mineração de Bitcoin pode basear-se em uma infraestrutura de energia de emissão zero e construir crescimento econômico para o futuro.”³ Neil Jorgensen, líder global de ESG e líder da Iniciativa de Energia Limpa Bitcoin da Block, acrescentou ainda que, através desta iniciativa, pretende acelerar ainda mais a sinergia entre o Bitcoin e as energias  renováveis.4

Para entender melhor o que é ESG, e receber notícias e atualizações sobre Direito Ambiental, assine a nossa Newsletter e siga o Saes Advogados nas redes sociais.

Publicado em: 11/04/2022

Por: Isabella Dabrowski Pedrini


¹ Tradução livre.

²  Fonte: Blockstream Team, 2022. Disponível em: <https://blog.blockstream.com/blockstream-and-block-inc-s-solar-mining-facility-now-powered-by-tesla-solar-pv-and-megapack/>. Acesso em: 11 abr. 2022.

³ Tradução livre. Fonte: Disponível em: <https://www.saurenergy.com/solar-energy-news/tesla-block-and-blockstream-to-mine-bitcoin-off-solar-power-in-texas>. Acesso em: 11 abr. 2022.

4 Fonte: Disponível em: <https://www.livemint.com/market/cryptocurrency/sustainable-move-tesla-block-blockstream-turn-to-solar-power-to-mine-bitcoin-11649497400143.html>. Acesso em: 22 abr. de 2022.

Facebook Comments

Newsletter

Cadastre-se para receber nossa newsletter e fique a par das principais novidades sobre a legislação ambiental aplicada aos diversos setores da economia.

× Como posso te ajudar?