A relação do conceito de ESG com o Direito Ambiental

Em meados de agosto do ano passado, o Saes Advogados lançou a Campanha  ESG . Foram 4 (quatro) dias de imersão acerca desse novo paradigma do  mercado. Nosso objetivo foi responder algumas perguntas: O que é ESG? Já  me enquadro? Como ser uma empresa ESG? 

Como se sabe o ESG nas empresas, além de ser um conceito atual, vem  ganhando cada vez mais importância no mundo corporativo. Essas três letras,  que juntas, formam uma filosofia, são responsáveis pela mudança na visão que  as empresas têm a respeito da sua verdadeira importância à sociedade. 

ESG é uma sigla em inglês para “environmental, social e governance”, que pode  ser definida como uma medida de práticas ambientais, sociais e de governança  das empresas. Essas práticas são pilares essenciais para que tenhamos um  mundo mais justo, correto e sustentável para todos. 

O primeiro pilar, com certeza, é o que melhor se relaciona com o direito  ambiental, já que aborda todas as questões ligadas ao meio ambiente e estimula  as empresas a adotarem medidas que diminuam seus impactos na natureza,  como por exemplo reduzir a emissão de gases na atmosfera e diminuir o nível  de desmatamento. 

Já o segundo pilar é o Social, que fala sobre como a empresa se relaciona com  seus trabalhadores, e aqui, dentre os diversos critérios utilizados, podemos citar  o respeito aos direitos humanos, às leis trabalhistas e o bem-estar de todos os  funcionários da empresa. 

Por fim, o último pilar é o da governança, que diz respeito às políticas internas e  externas adotadas pela empresa, buscando, dessa forma, fazer com que elas  tenham mais transparência, ética e inclusão. 

Assim, dentre os pontos positivos de se ter políticas ESG dentro da empresa  podemos citar o aumento da receita, da produtividade, redução dos custos e  ainda ter um grande diferencial competitivo no mercado de trabalho. 

Em um mundo tão preocupado em gerenciar os impactos das atividades  econômicas no meio ambiente, com a boa relação interpessoal, ao mesmo  tempo em que se busca a otimização dos investimentos, fica completamente  visível a necessidade das empresas terem cada vez mais dentro se sua filosofia  as políticas ESG. Para um maior aprofundamento sobre o assunto e como ser  uma empresa ESG, acesse nosso site www.saesadvogados.com.br. 


Referências: https://blog.totalpass.com.br/recursos-humanos/o-que-e-esg-e sua-importancia/

https://actiosoftware.com/2021/09/o-que-e-esg-e-a-sua-importancia-nas empresas/

Publicado dia: 25/04/2022

Por: Eduardo Varnier

Facebook Comments

Newsletter

Cadastre-se para receber nossa newsletter e fique a par das principais novidades sobre a legislação ambiental aplicada aos diversos setores da economia.

× Como posso te ajudar?