COP 27 e as dificuldades de enfrentamento dos desafios climáticos

Conference of the Parties, ou conferência das partes, é o significado da sigla “COP”, que em 2022 teve sua 27ª edição promovida na cidade de Sharm El-Sheikh, no Egito. 

Mas afinal, o que é a conferência e para que serve?

Realizada anualmente desde 1995, a COP é o encontro de duas semanas em que os países signatários da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, firmada em 1992, se reúnem para avaliar a situação climática e propor mecanismos que visam a redução do impacto humano sobre o planeta.

Nas reuniões, os países são representados por delegados governamentais, únicos com poder de voto. Além deles, participam jornalistas, integrantes de organizações não governamentais (ONGs), ativistas, pesquisadores e demais observadores. 

Considerada a maior convenção da história, a edição egípcia também foi uma das mais frustrantes. Temas como a redução da temperatura do planeta, emissão de gases poluentes, mercado de carbono e fontes renováveis de energia foram intensamente discutidos, mas quase nenhum consenso foi alcançado. 

Apesar de louvável por representar um avanço palpável, a única novidade é a criação do Fundo de Perdas e Danos, projeto iniciado em 2009, mas que apenas agora foi chancelado. O objetivo é a arrecadação de fundos monetários para reverter em ajuda aos países mais pobres no enfrentamento dos problemas causados por desastres climáticos.

Ao que parece, os países signatários perderam mais uma oportunidade de dar o próximo passo rumo à preservação climática. As negociações foram intensas, mas nenhuma decisão relevante foi tomada. A ausência de propostas concretas que mudem o paradigma atual é preocupante e apenas reforça que a humanidade caminha a passos lentos. 

Como expressou o presidente anfitrião, Abdel Fattah El-Sisi, a COP 27 é (ou deveria ser) uma oportunidade para demonstrar unidade contra a ameaça existencial que só podemos superar com ação concertada e efetiva implementação. Infelizmente pouco disso foi visto na já encerrada conferência.

Caio Henrique Bocchini

Publicado dia: 19/12/2022

Facebook Comments

Newsletter

Cadastre-se para receber nossa newsletter e fique a par das principais novidades sobre a legislação ambiental aplicada aos diversos setores da economia.

× Como posso te ajudar?