Newsletter Saes Advogados – 042 | Florestal

Informativo 042                                  Maio/2016
---

 

Newsletter | Florestal

 Meu imóvel está no interior de uma unidade de conservação. E agora? Embora a criação de unidades de conservação seja fundamental para um meio ambiente ecologicamente equilibrado, impõe restrições ao direito dos proprietários de terras inseridas nos seus limites. Nessas situações, é importante que o proprietário avalie suas opções, a fim de mitigar eventuais prejuízos e minimizar o risco de sanções cíveis, administrativas e criminais.

As margens de canais e valas de drenagem artificiais são áreas de preservação permanente? O artigo analisa os aspectos jurídicos da classificação desses elementos hídricos, o que pode ser determinante para viabilidade de um novo projeto ou para afastar eventual responsabilização.

Cota de Reserva Ambiental pode gerar mais de R$ 5 bilhões na Amazônia. O mecanismo previsto no Novo Código Florestal pode gerar receita financeira para proprietários que possuem vegetação nativa excedente em seus imóveis, transformando-a em um título negociável.

 

Propriedades privadas têm mais vegetação nativa preservada do que as unidades de conservação, diz ministra do Meio Ambiente. A Ministra Izabella Teixeira faz um balanço dos números do Novo Código Florestal, do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e da agenda na COP 21, em Paris.

 

Postado dia 03/05/2016

Facebook Comments

Newsletter

Cadastre-se para receber nossa newsletter e fique a par das principais novidades sobre a legislação ambiental aplicada aos diversos setores da economia.

× Como posso te ajudar?